martes, 21 de febrero de 2017

DETODASPARTESVIENEN, Francia, Lyon-Centre, Iglesia en el mundo.-

Desejando casar-se, o padre Gréa escreveu aos seus paroquianos 

DISOPONíVEL NO SITE; www.padrescasados.org, a partir das 21:05, hoje
 Marie Malzac – 19/02/2017 às 15:57
O emblemático padre de Lyon explica numa carta lida na missa de domingo, 19 de fevereiro, que vai tirar um “tempo  de retiro e de discernimento”,  a pedido do arcebispo de Lyon, Cardeal Philippe Barbarin, a quem tinha confiado as suas dúvidas sobre o celibato sacerdotal.
“Eu comecei a construir um relacionamento com uma mulher com a qual penso que Deus me chama a viver” – explica o padre Gréa nesta carta.


“Eu desejei estar de verdade com a Igreja, dizendo da minha alegria de ser sacerdote e do meu desejo de me casar”. É o que afirma o pároco da igreja Lyon Centre Sainte-Blandine, o padre David Gréa, bem conhecido localmente e alhures, em uma carta lida ontem na missa pelo vigário geral da diocese, o padre Patrick Rollin, para explicar a sua ausência.
Com efeito, o padre Gréa, depois de ter externado suas dúvidas quanto ao celibato sacerdotal ao cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon, tirou, a pedido deste, um tempo para um “discernimento e reconsideração” e deixou a paróquia onde foi pároco durante seis anos.
Nesta carta, divulgada neste domingo no site da diocese de Lyon, o padre Gréa diz estar “feliz como padre” e “convencido ter sido chamado por Deus para este belo ministério”. No entanto – continua ele – “há algum tempo, comecei a construir um relacionamento com uma mulher com a qual penso que Deus me chama a viver. Descobri uma alegria inesperada que me parece em continuidade com o que tenho vivido até agora, dedicando-me de corpo e alma ao vosso serviço”

Encontro com o Papa
Uma vez informado o Arcebispo, “a ideia de um diálogo com o papa” foi aventada. “Este encontro cara a cara tornou-se possível. Ele ouviu-me com benevolência e mostrou apreço pela minha atitude de integridade” – revela o padre Gréa. Após esta conversa, o papa e o cardeal conversaram e foi nesse momento que ocorreu a decisão de dispensar o padre das suas funções.
“É uma tristeza para mim não poder terminar o ano com vocês e imagino que vocês a compartilhem –  escreve o jovem padre. – Eu gostaria de falar com vocês de viva voz, hoje, como o fiz todos os domingos”.
O capelão da Universidade Católica de Lyon, o padre Arnaud Alibert, assuncionista, assumirá interinamente, e um novo pároco será nomeado em setembro. O cardeal Barbarin irá se reunir com os paroquianos e celebrar a missa com eles no dia 5 de março – informou um comunicado da diocese.
“Muitos confrades sacerdotes estão abalados. É um terremoto porque o cardeal Barbarin tinha-se apoiado muito no padre David para revitalizar a Igreja, com grande sucesso” – disse um deles, citado por ‘Le Progrès’, o diário local.

 “A paróquia de amanhã”
O padre Gréa é muito conhecido em toda a França por ter criado missas com uma forte ênfase no louvor, graças à sua colaboração com o grupo de louvor-pop Glorious. Nomeado em 2011 para dirigir a paróquia Lyon- Centre recém-criada, e cujo “QG” se tornou rapidamente a igreja Sainte-Blandine, o padre Gréa viu a frequência dos locais crescer graças às suas numerosas iniciativas. “É ali que se inventa a paróquia de amanhã” – assegurava aquele de quem todo mundo elogia a capacidade de delegar e de desenvolver projetos originais.

Este padre originário da região do Jura, autor de uma tese de teologia sobre o cardeal Newman, também era o responsável pelas relações ecumênicas da diocese.


No hay comentarios:

Publicar un comentario

Multimedia


PARTE 1

PARTE 2

Bielli - Bernada